Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Celulares de São Paulo terão nove dígitos a partir de 2012

Decisão pode ser estendida para outros Estados à medida que for preciso.

Paulo Liebert/AE

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu nesta quinta-feira (9) incluir um dígito a mais nas linhas de telefone celular de São Paulo. Dessa forma, a telefonia móvel da capital paulista terá nove dígitos, em vez dos oito utilizados no restante do país. Com a medida, poderão ser criados mais 370 milhões de números.

Segundo um dos conselheiros da Anatel, João Rezende, a decisão foi tomada para ampliar a oferta de números na cidade, restritos ao código de área 11. A previsão é de que a medida entre em vigor daqui a dois anos. Até lá, no entanto, as empresas poderão reduzir o tempo em que um número desativado pelo usuário pode voltar a ser usado para outra pessoa. Esse período cairá de 180 dias para 90 dias.

A solução foi adotada após os conselheiros terem considerado a possibilidade de criar um novo código de área com o número 10. A área técnica da Anatel, inclusive, preferia essa alternativa.

Rezende, no entanto, disse que seria mais viável às operadores aumentar a oferta de números acrescentando o dígito, além de ser positivo poder estender a mesma numeração para outros Estados à medida que a oferta for diminuindo. A Anatel calcula que, dessa forma, 370 milhões de números poderão ser criados.

Outra novidade aprovada pelo conselho como paliativo até a entrada em vigor da nova numeração é a criação de um plano diferenciado para equipamentos como modems 3G, que hoje utilizam os mesmos números de um celular, consumindo boa parte da oferta. Os conselheiros também decidiram que números que comecem com o dígito 5, hoje utilizados apenas para telefones fixos, também poderão ser oferecidos na telefonia celular.

Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário