Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mão de "robô Hulk" bate tão forte quanto martelo

Reprodução

Mão robótica tem cinco dedos, movidos por 38
tendões, tão fortes que aguentam até marteladas

A DLR consegue segurar bolas pesadas, ajustar nível de rigidez e até estalar os dedos

Pesquisadores alemães construíram uma mão robótica superforte capaz de aguentar marteladas. A mão e os dedos robóticos foram desenvolvidos pelo Instituto de Robótica e Mecatrônica do Centro Aeroespacial Alemão.

Chamada de DLR, ela também consegue segurar bolas pesadas, ajustar seu nível de rigidez em tarefas que exijam um toque mais delicado e até estalar os dedos, revelou o site Popsci nesta quarta-feira (26).

A mão robótica é considerada uma das mais robustas construídas até hoje e foi criada especialmente para trabalhos que exijam força. Cada uma custa entre R$ 22,8 mil (10 mil euros) e R$ 15,9 mil (70 mil euros).

Com a forma e o tamanho de uma mão humana, a robótica tem cinco dedos articulados movidos por uma teia de 38 tendões, cada um ligado a um motor individual que fica no antebraço.

Os motores conseguem tensionar os tendões, permitindo que ela absorva impactos violentos. Em um teste, os pesquisadores bateram na DLR com um bastão de beisebol e ela aguentou.

A mão consegue realizar movimentos com 19 graus de liberdade, apenas um a menos do que a humana, e é capaz de mover os dedos de forma independente para agarrar vários objetos. Cada dedo é capaz de exercer uma força de até 30 newtons, o que a torna uma das mais fortes construídas até hoje.

Clique aqui para ver um vídeo que mostra a mão robótica em ação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário