Doces, balas, chocolates e outros produtos industrializados podem ser uma das causas da gastrite infantil. Os médicos alertam que a doença é cada vez mais comum no Brasil e a estimativa é de que cerca de 10% das crianças que se queixam de dores na barriga tenham a doença.
Esse, no entanto, não é o único sintoma da doença. A gastrite infantil também pode causar falta de apetite, além de vômitos e enjôos após as refeições. Para prevenir, os pais devem ficar atentos à alimentação da criança e também com o uso incorreto de antiinflamatórios e antibióticos.
Aos seis anos, Pedro foi parar no hospital com dores na barriga, na cabeça e no braço e dificuldade para comer. A mãe, Gildete Figueiredo, ficou surpresa quando os médicos deram o diagnóstico de gastrite.
- Você acha que é uma virose, você acha que é uma gripe, você acha que é outra coisa...
Hoje, aos sete, Pedro tem uma alimentação mais controlada e está bem melhor. Ao invés dos doces e refrigerantes, ele faz refeições saudáveis, com leite desnatado, carnes grelhadas e frango.
A especialista Izaura Assunção explica que a criança precisa fazer refeições bem balanceadas para evitar o desenvolvimento da gastrite.
- É [preciso] comer de tudo. Fazer um café da manhã com o leite, com frutas, com cereais ou com pão. Almoço e jantar com verduras, legumes a carne. Não esquecer o arroz e o feijão. Evitar refrigerantes e dar preferência para sucos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário