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sábado, 18 de fevereiro de 2012

Telenovela brasileira


Telenovela no Brasil refere-se à contribuição do Brasil na história da telenovela desde sua assimilação no século IX até a atualidade. A primeira telenovela brasileira foi Sua Vida Me Pertence, que estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na extinta Rede Tupi.[1]
telenovela é costumeiramente tratada como uma "obra aberta", em razão de seu enredo poder ser alterado para ir de encontro com as reações do público que a consome. Veiculada nas redes nacionais de televisão, em sua maioria, de sinal aberto, as telenovelas brasileiras costumam ter seus direitos de exibição vendidos para diversos outros país. Voltadas inicialmente ao entretenimento, algumas novelas também já discutiram polêmicas e questões de responsabilidade social em suas histórias. A telenovela Explode Coração, escrita porGlória Perez e exibida pela Rede Globo em 1995, por exemplo, abordou o desaparecimento de crianças, e Chamas da Vida, escrita por Cristianne Fridman e exibida pela Rede Record entre meados de 2008 e o início de 2009, abordou a questão da pedofilia.

Os capítulos costumam ter uma média de 55 minutos diários de duração e serem apresentados de segunda-feira a sábado. As tramas ficam no ar cerca de sete meses, há exceções como "Irmãos Coragem" (Rede Globo), de Janete Clair, dirigida por Daniel Filho, que ficou mais de um ano no ar (de 8 de junho de 1970 a 12 de junho de 1971).[editar]

Características

Os tipos de assuntos foram divididos, de acordo com o público de cada horário, pesquisado ao longo dos anos, pelas televisões no Brasil. De uma maneira geral, seguem o seguinte padrão:
  • 18 horas - enredo simples e tipicamente romântico ,muitas das vezes sendo de época e/ou regional;[2]
  • 19 horas - drama com pitada maior de comédia e aventura
  • 20, 21 ou 22 horas - drama, sexo e violência
Certos elementos são considerados básicos pelos autores, produtores e diretores de televisão:
  • A história segue a idéia de um folhetim eletrônico, com apelos dramáticos.
  • O enredo deve ser muito claro e ter poucos personagens centrais que, na maioria das histórias, têm mocinho ou mocinha, vilã, bandido, filho ou filha perdido que não sabe quem são os seus verdadeiros pais, o velho, o jovem, etc.

[editar]Música

As telenovelas costumam apresentar duas trilhas sonoras: uma nacional e outra internacional, com exceção de algumas delas exibidas no horário das 18 horas que continham uma única trilha e também as que abordaram temas rurais, as quais apresentaram duas trilhas nacionais; "Roque Santeiro" foi a primeira a mostrar essa novidade na época (1985).
O Rei do Gado (Rede Globo1996) é a trilha sonora mais bem sucedida da história da TV nacional, foram vendidas cerca de 1,6 milhão de cópias.[carece de fontes]

[editar]Produção

A construção de uma telenovela baseia-se em sua audiência, ou seja, quanto maior a audiência, maior a duração a novela, pois nem sempre, grandes audiências representam grandes telenovelas. As novelas começam com quatro ou cinco meses de antecedência, o autor pode ter uma ideia concebida só por ele, ou pode haver casos de dois ou três autores trabalhando na mesma novela. Também pode ocorrer os seguintes casos: adaptação geralmente é exclusivo de telenovela para telenovela, podendo ser, ou não, do mesmo criador;baseado em, usado geralmente em romances, ou uma compilação de um autor, sendo as mais comuns as de Jorge Amado (geralmente por Aguinaldo Silva), Éramos Seis de Maria José Dupré são as mais conhecidas. As adaptações pode haver uma interferência dos escritores, pricipalmente em personagens, já que os romances têm geralmente de dez a vinte personagens, e as novelas têm de trinta a sessenta. Inspirado em é usado geralmente quando alguma obra, seja por inteiro, seja por um personagem, façam uma parte fundamental, sendo que o autor pode e deve interferir na trama, podendo ser o não inspirado em algum acontecimento. A colaboração acontece quando um autor intevém e um personagem ou em algum núcleo, quando acontece algo com o autor, outros escritores devem intervir, mantendo a lógica do enredo criado pelo autor principal. A surpevisão de texto ocorre quando um escritor mais experiente supervisiona outros autores mais inexperientes. A direção tem como seus líderes os diretores de núcleo e artíscos, que geralmente são os mesmos. Os diretores de núcleo escolhem o elenco, sendo que os principais são escolhidos à dedo pelo autor.

[editar]História da telenovela no Brasil

A primeira telenovela brasileira foi exibida na TV Tupi de São Paulo, "Sua Vida Me Pertence" de Walter Forster. Teve 20 capítulos com cerca de 15 minutos cada que eram exibidos, duas vezes por semana, ao vivo, às 20 horas. A novela estreou em 21 de dezembro de 1951 e durou até 15 de fevereiro de 1952. Alguns dos atores que participaram dessa produção foram: Vida AlvesLia de AguiarDionísio de AzevedoLima Duarte, além do próprio autor, Walter Forster. O primeiro beijo da televisão brasileira aconteceu nessa novela entre os protagonistas.
Já a primeira telenovela a ter exibição diária no Brasil foi "2-5499 Ocupado", apresentada pela Rede Excelsior paulistana às 19 horas e 30 minutos. Estreou em julho de 1963 e inicialmente era apresentada às segundas, quartas e sextas-feiras. O autor era o argentino Alberto Migre e o texto foi adaptado para a língua portuguesa por Dulce Santucci. A partir de9 de setembro de 1963, a Rede Excelsior do Rio de Janeiro começou a exibir a obra diariamente. Essa foi a primeira novela a formar o par romântico entre os atores Tarcísio Meira eGlória Menezes, casados na vida real.
E na primeira rede de televisão brasileira, a TV Tupi (inaugurada em 18 de setembro de 1950 e extinta em 16 de julho de 1980), as telenovelas que fizeram parte da grade da emissora tiveram bons índices de audiência, de acordo com especialistas, como O Profeta (1977) e O Meu Pé de Laranja Lima (1970), ambas de Ivani Ribeiro e Beto Rockfeller (1968) de Bráulio Pedroso, entre outras.
Mulheres de Areia e A Viagem ambas de Ivani Ribeiro possuem recordes de audiência competivos, Idolo de Pano de Teixeira Filho foi a novela mais cara da televisão brasileira.
"Escrava Isaura" adaptação de Gilberto Braga, inspirada no romance de Bernardo Guimarães, foi exibida pela Rede Globo entre 11 de outubro de 1976 e 5 de fevereiro de 1977, às 18 horas, em 100 capítulos e consta como a telenovela que teve o maior número de exibições no Brasil, no total foram cinco e é uma das mais vendidas no exterior, segundo dados da emissora. Em 2002, os direitos de exibição haviam sido adquiridos por 80 países. A trama foi dirigida por Herval Rossano e Milton Gonçalves. O elenco contava com Lucélia Santos,Rubens de FalcoEdwin Luisi e Norma Blum, entre outros.
A novela "Roque Santeiro" foi escrita e entraria no ar em 1975, no entanto sua exibição foi censurada pela Delegacia de Ordem Política Social. O texto de Dias Gomes era uma adaptação da peça, também de sua autoria, "O Berço do Herói", proibida pela Censura Federal em 1963. Tinham sido gravados 36 capítulos e os protagonistas da trama eram os atoresBetty FariaLima Duarte (que participou da segunda versão em 1985) e Francisco Cuoco. No lugar, foi exibida a novela "Pecado Capital" (Rede Globo1975) de Janete Clair.
Vale Tudo (Rede Globo1988) de Gilberto BragaLeonor Bassères e Aguinaldo Silva, abordou temas como corrupção, ética e honestidade. "Quem matou Odete Roitman?" ficou no ar apenas alguns dias, mas causou, na época, tanta curiosidade nos telespectadores que foram gravados cinco finais diferentes e só na data de exibição do último capítulo foi revelado o verdadeiro assassino. Em 2001, essa mesma emissora fez uma versão para o público latino-americano e foi rebatizada como Vale Todo.
O "Vale a Pena Ver de Novo", da Rede Globo teve a missão de representar novelas no horário vespertino. Muitas novelas que foram consideradas "fenômenos de audiência" representaram um fracasso nesse horário como "Roque Santeiro" e "Terra Nostra".
A novela de maior audiência neste horário foi "A Viagem", de Ivani Ribeiro empatada com "A Gata Comeu" da mesma autora, em 2º e 3º lugares vêm "Tieta" e "A Indomada", ambas de Aguinaldo Silva.[carece de fontes]

[editar]Ver também

[editar]Bibliografia

  • Filho, Daniel. O Circo Eletrônico – Fazendo TV no Brasil,(2001).
  • Rixa. Almanaque da TV – 50 anos de memória e informação (2000).
  • Simões, Silvia H.; Priolli, Gabriel (coordenadores). A Deusa Ferida (2000).
  • Fiuzza, Silvia Regina de Almeida (coordenadora). Dicionário da TV Globo – volume 1: Programas de Dramaturgia & Entretenimento (2003).
Fonte: wikipedia

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