Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Os significados das cores dos alimentos



As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos que, além de colorir, desempenham papéis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Por isso, uma dieta colorida tem grandes chances de ser mais saudável.

Veja o que está por trás das cores dos alimentos

Alimentos brancos: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana. Esses alimentos são as melhores fontes de cálcio e de potássio – minerais que contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, auxiliam o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos vermelhos: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esses alimentos são ricos em licopeno, uma substância que age como antioxidante e eficaz contra o câncer de próstata. Eles contêm ainda antocianina, que estimula a circulação.

Alimentos amarelos: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco. Ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico – substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que protege o coração.

Alimentos roxos: uva, ameixa, figo, beterraba e repolho-roxo contêm ácido elágico — substância que retarda o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas.

Alimentos verdes: vegetais folhosos, pimentão, salsão e ervas contêm clorofila e vitamina A, que desintoxicam as células, inibem os radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo), têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, além de cuidar do cabelo e da pele.

Alimentos marrons: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. As fibras e vitaminas do complexo B e E encontradas nesses alimentos melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem o câncer e doenças cardiovasculares.





Fonte:   ANINHA GOULART

Nenhum comentário:

Postar um comentário