Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

sexta-feira, 25 de março de 2011

Aparelho portátil usa o Sol para purificar água

Divulgação
Divulgação

O purificador criado por Jonathan Liow (foto) absorve a luz do Sol, fazendo a sujeira evaporar

Dispositivo consegue purificar 3 litros de líquido contaminado por dia

Um estudante da Universidade Monash, na Austrália, criou um sistema de purificação de água simples, sustentável e acessível. Batizado de Bola Solar, o dispositivo, que foi desenvolvido por Jonathan Liow para seu projeto de final de ano para a faculdade de Desenho Industrial, é capaz de produzir até três litros de água pura por dia.

Com formato esférico, o purificador absorve a luz do Sol, fazendo a água suja evaporar. À medida que a evaporação ocorre, a sujeira é separada do líquido, gerando uma condensação (passagem do estado de vapor ao estado líquido) potável, que é, então, armazenada para ser bebida.

Liow conta que seu projeto foi motivado pela necessidade de ajudar 900 milhões de pessoas em todo o mundo que não contam com acesso à água potável.

Mais de 2 milhões de crianças morrem todos os anos de doenças, que poderiam ser evitadas, causadas por água contaminada. É um problema que aumenta cada vez mais em países em desenvolvimento, graças à rápida urbanização e ao crescimento da população.

- Depois de visitar o Camboja em 2008 e de ver a imensa falta de produtos essenciais que usamos [em países desenvolvidos] no dia a dia, fiquei inspirado para usar minhas habilidades de design para ajudar essas pessoas.

Simples e eficaz, o produto é fácil de usar e resistente, tornando-o adequado para populações que vivem em países de clima tropical, que são quentes e úmidos, e que contam com poucos recursos.

Liow explica que o desafio era criar um jeito de fazer um dispositivo mais eficiente do que outros produtos disponíveis, sem torná-lo muito complicado, caro ou técnico demais.

A Bola Solar é finalista do prêmio de inovações James Dyson e será exibida na Feira Internacional de design de Milão, que acontece em abril deste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário