Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

sábado, 26 de março de 2011

Companhia aérea pretende voar no Brasil com aviões movidos a biocombustível

Vanessa Carvalho/News Free/AE
Vanessa Carvalho/News Free/AE

Empresário Richard Branson diz que está conversando com empresas brasileiras para fazer parcerias na área de biocombustíveis

Richard Branson diz que Virgin Atlantic espera entrega de aeronaves mais autossuficientes

A Virgin Atlantic tem planos para começar a operar no Brasil nos próximos anos. Isso só não aconteceu até agora porque os aviões Boeing 787, que fariam essa operação, estão com a entrega atrasada. "Temos Boeing 747, mas o consumo de combustível deles não os torna eficazes para esta operação", afirmou o empresário Richard Branson, fundador e presidente do Grupo Virgin, no segundo dia do 2o Fórum Mudial de Sustentabilidade, que vai até este sábado (26) em Manaus.

Branson tem investido todos os lucros de seu grupo em desenvolvimento e pesquisa de biocombustíveis, a chamada energia limpa.

- Temos três companhias aéreas e uma de trem. É um inventário muito grande de geração de carbono na atmosfera. O lado negativo das nossas empresas é muito grande. Temos que trabalhar para neutralizar isso.

O empresário explicou que o Grupo Virgin não se sente culpado porque "todo o lucro atualmente é investido em desenvolvimento de energia limpa", por isso, a empresa pretende usar, nos próximos cinco anos, aeronaves que usem esse tipo de combustível.

Parcerias com brasileiros em biocombustíveis

Branson também afirmou que está conversando com empresas brasileiras para desenvolver parcerias no setor de combustíveis. Para ele, a falta de combustível é a razão para os conflitos atuais nas regiões produtoras mundiais de petróleo.

- O mundo está ficando sem petróleo. E o Brasil é um dos poucos países a anunciar recentes descobertas dessa matéria-prima. Quando algum bem acaba, pessoas costumam entrar em guerra.

O empresário, no entanto, diz não acreditar que o Brasil possa sofrer do "mal do petróleo".

- Há ainda uma grande diferença entre o Brasil, que é uma democracia, e os demais países que estão em conflito. Nesses países, é a primeira vez que a população entra em conflito com suas lideranças. Quando essas regiões também se acalmarem, poderemos todos discutir a busca e o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis.

Branson diz que é missão de empresários e empreendedores liderar o movimento pela sustentabilidade.

- Quem não investe em sustentabilidade, é míope. São líderes e deveriam estabelecer exemplos. A vida é curta, e é muito importante que os empresários e empreendedores façam diferença com as suas escolhas.

Empresas devem investir 1% do lucro em combate ao aquecimento

O empresário acrescentou ainda que "toda empresa do mundo deve investir parte de seus lucros em sustentabilidade, como por exemplo, colocar 1% do lucro para combater o aquecimento global." Conhecido por suas aventuras, Branson brincou que poderia criar uma empresa de transportes por balão, mas recuou logo em seguida.

- Voar de balão é uma atitude sustentável. Quem sabe no futuro eu possa oferecer passeios num balão, mas eu normalmente acabo no mar, então não daria certo.

Falando seriamente, o empresário comentou que seu investimento para levar pessoas ao espaço "é uma aventura, mas será altamente sustentável". Segundo ele, em 12 meses já será possível transportar pessoas e colocar satélites para fora da Terra.

- O custo será muito menor do que uma viagem do Brasil a Londres. Essa é uma vantagem que a tecnologia nos dá. São aventuras que trarão benefícios para as pessoas, e há um grande investimento em tecnologia para isso.

O 2o Fórum Mundial de Sustentabilidade vai até sábado e terá a presença do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, além de políticos brasileiros ligados ao meio ambiente e ambientalistas convidados de vários países. Além de Branson, falaram também aos mais de 840 convidados o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e o cineasta James Cameron. O evento é promovido pela Seminars e pelo Lide.

FONTE:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário