Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

quinta-feira, 3 de março de 2011

Programa escaneia rosto e sugere o melhor tipo de maquiagem para cada mulher

Uwe Bellhäuser
Uwe Bellhäuser

Programa tira foto do rosto, analisa as sombras e as linhas da face e sugere o melhor tipo de maquiagem para cada mulher


Software apresentado na CeBIT indica os cosméticos mais apropriados para cada ocasião

O sonho de toda mulher de ter seu próprio maquiador está virando realidade. Em breve, deverá ser lançado um programa que usa o computador para escanear o rosto de cada mulher e sugerir uma maquiagem personalizada, que combine com as características da face dela.

Apresentada nesta quarta-feira na CeBIT – maior feira de tecnologia do mundo, que acontece nesta semana na Alemanha –, a tecnologia tira uma foto 3D do rosto e analisa a aparência da pele e as sombras e as linhas da face de cada usuária.

Um software criado especialmente para isso combina, então, o rosto da usuária com 60 modelos pré-programados e diz o tipo de maquiagem (e em que quantidade) deve ser aplicada e em quais partes do rosto, baseado em transformações feitas nesses modelos.

O computador também informa se as combinações de maquiagem testadas e aprovadas pela usuária são realmente perfeitas para o rosto dela, explica Kristina Scherbaum, que desenvolveu o programa no famoso Instituto Max Planck, que fica na Alemanha.

- Também levamos em consideração algumas características faciais, como sardas ou pintas. Além disso, o programa também consegue dizer se já existe um tipo de maquiagem que combine com o rosto de cada mulher.

Atualmente só disponível para mulheres, o programa poderá ser facilmente adaptado para uso comercial, diz Himangsho Saikia, que criou a interface do software. Segundo ele, “a maquiagem profissional é cara”, mas, com o programa, a usuária “pode ligar o computador pela manhã, usar uma web cam e fazer a melhor maquiagem possível” para ela.
O sistema também pode ser modificado para dar conselhos de cosmética em diferentes situações, como uma maquiagem mais eletrizante para uma festa à noite ou mais sóbria para o trabalho.

Considerada a maior feira de tecnologia do mundo, a CeBIT reúne 4.200 exibidores e espera atrair 350 mil visitantes até o dia 5 de março, quando termina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário