Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

terça-feira, 15 de março de 2011

Banco do Japão injeta 70 bilhões de euros na economia


AFP

A cada dia, fica mais difícil encontrar água e comida nos supermercados japoneses

Tentativa de apoiar a economia japonesa não impediu queda da bolsa de valores

O Banco do Japão anunciou nesta terça-feira (15) duas injeções de dinheiro na economia do país. Somadas, elas chegam a 8 trilhões de ienes (70 bilhões de euros, cerca de R$ 161 bilhões).

O dinheiro extra seria para apoiar a economia japonesa, abalada pela catástrofe que atinge o país. A cada dia, os japoneses têm mais dificuldade em comprar itens básicos como água e comida.

Na segunda-feira (14), o banco colocou 15 trilhões de ienes (131,6 bilhões de euros) na economia japonesa.

A instituição também decidiu na véspera manter sua taxa básica de juros em entre 0% e 0,1% para facilitar o financiamento e estabilizar os mercados.

Além de devastar o nordeste do Japão, o tsunami provocou sérios problemas em diversas centrais nucleares do país, prejudicando o fornecimento de energia, algo vital para a produção japonesa.

Bolsa de valores

Apesar do impulso econômico dado pelo Banco do Japão, a bolsa de valores de Tóquio operou em baixa durante todo o dia, chegando a cair mais de 12%. O mercado fechou em baixa de 10,55%.

Os maus resultados financeiros fizeram outras bolsas da Ásia caírem também. As bolsas de Honk Kong, Seul e Xangai operavam em baixa de cerca de 3%.

FONTE:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário