Para ver todos os nossos Top 10, clique aqui.
10 - Urticária aquagênica
A urticária é caracterizada por lesões na pele, normalmente por consequência de reações alérgicas. Até aí tudo bem. O problema da urticária aquagênica é que a alergia, nesse caso, é à água. Isso mesmo: as pessoas afetadas por essa doença manifestam reações alérgicas com erupções cutâneas 15 minutos após o contato com a água.
9 - Progeria
A progeria é caracterizada por um assustador envelhecimento prematuro. A criança afetada, que normalmente morre cedo devido à problemas da velhice, como enfarte, AVC e arteriosclerose, apesar da aparência de um idoso, apresenta mentalidade e comportamento infantil.
Leia mais: Síndrome de Hutchinson-Guilford (Progeria)
8 - Quimerismo
Quimera significa a "mistura de dois em apenas um". O quimerismo pode originar indivíduos com duas cores de olhos, dois tipos sanguíneos ou mesmo os famosos hermafroditas, aqueles que nascem com órgãos sexuais femininos e masculinos. O quimerismo ocorre devido à fusão de dois zigotos no útero materno. Aliás, caro leitor, você pode muito bem ser uma quimera, viver normalmente e morrer sem saber disso.
7 - Maldição de Ondina
Tudo começa com uma mutação no gene PHOX2B. É o suficiente para que o indivíduo acometido pela doença, que se desencadeará, não respire involuntariamente. Sim, isso significa que a pessoa pode, de repente, esquecer de respirar. E o pior: isso pode, é claro, ocorrer durante o sono.
6 - Síndrome de Riley-day
Muitas pessoas, inocentemente, gostariam de não sentir dor. Um grande erro. A dor é que faz com que consigamos sobreviver nesse mundo. Já pensou se você, sem saber, brincando numa árvore batesse em uma colmeia e, sob ataque, não sentisse uma dorzinha sequer? Seu cérebro não entenderia o ataque e você iria, simplesmente, acumular toxinas até morrer. A doença é causada por mutação genética.
5 - Síndrome da mão alheia
Essa síndrome, popularmente conhecida também por síndrome da mão alienígena, é causada por um distúrbio neurológico e faz com que a pessoa afetada não tenha controle sobre uma de suas mãos. É como se seu braço tivesse vida própria. E se você ficou curioso pra saber se a própria mão da pessoa pode matar ela, bem... a resposta é sim.
4 - Sotaque estrangeiro
Essa síndrome também tem relação com distúrbios neurológicos. O indivíduo simplesmente começa a falar com um autêntico sotaque de outro país, como se fosse um estrangeiro em seu próprio território. O primeiro caso registrado foi o de uma mulher na Segunda Guerra Mundial. Ela era norueguesa e passou a falar sua língua com um forte sotaque alemão.
3 - Alotriofagia
Alotriofagia é um distúrbio nem tão raro. É relativamente comum entre grávidas subnutridas. A pessoa simplesmente desenvolve uma compulsão inexplicável por comer qualquer coisa: bituca de cigarro, cola, tinta, sabão e até mesmo fezes.
2 - Síndrome de Capgras
Essa é, sem dúvida, uma das mais bizarras síndromes existentes. Nela, o indivíduo acometido passa a ter a certeza de que uma determinada pessoa (esposa, esposo, mãe, irmão etc) é um clone! É como se o marido, de repente, passasse a ter a mais absoluta certeza de que sua mulher foi substituída por uma impostora idêntica.
1 - Delírio de Cotard
Sem dúvida, o mais bizarro dos distúrbios neurológicos. O doente acometido pelo delírio de Cotard tem a certeza de que está morto e não há quem o convença do contrário. Alguns doentes também podem apresentar outras manifestações, como a certeza de que seu sangue foi sugado por completo, que perdeu o coração ou mesmo que se tornou imortal. Além de bizarra, a doença traz alguns perigos, por exemplo, se o doente resolver se matar para provar sua imortalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário