Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

sábado, 12 de março de 2011

Terremoto do Japão pode ter deslocado eixo da Terra


Fenômeno pode ter sido causado por encontro entre força das águas e corrente.


Maior tremor da história do país arrastou casas e provocou incêndios e muita destruição.


Tremor atingiu magnitude de 8,9 na escala Richter na província de Miyagi

O devastador terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que abalou nesta sexta-feira (11) o Japão pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália).

Serviço do Google permite buscar vítimas do terremoto

O INGV, que desde 1999 estudou os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de abril de 2009, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia. Em comunicado, o instituto disse:

- O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960.

Mais de 300 pessoas morreram na província japonesa de Miyagi (ao leste do país) por causa do tsunami provocado pelo terremoto, mas ainda há 349 desaparecidos em todo o território japonês. Teme-se que o número de mortos aumente, já que há edifícios destruídos em várias regiões.

FONTE:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário