Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

quinta-feira, 31 de março de 2011

Intensidade de terremoto no Japão modificou forma do oceano

Eric Feferberg/31.03.2011/AFPEFE Eric Feferberg/31.03.2011/AFP

Aeroporto de Narita, no Japão, construído sobre o mar

Especialistas chegaram a essa conclusão a partir de imagem de um satélite O terremoto de 9 graus na escala Richter que atingiu o Japão em 11 de março pode ter modificado a forma dos oceanos devido a sua forte intensidade.


A informação é dos especialistas em observação da Terra reunidos na Universidade Politécnica de Munique, na Alemanha.


Eles apresentaram os primeiros resultados do satélite europeu GOCE, que mapeou a gravidade da Terra com detalhamento sem precedentes.


Roland Pail, especialista da Universidade Politécnica de Munique, deu por certo que o terremoto do Japão influiu na forma do geoide (forma verdadeira da Terra, que não é esférica, mas sim achatada nos polos), já que foi "um movimento em massa".


Pail explicou que por sorte o satélite passou pela zona do terremoto um dia depois da catástrofe e por isso os dados e as imagens registrados mostrarão com segurança uma modificação a respeito da informação anterior.


Os cientistas descobriram também com o GOCE que as correntes do Atlântico Norte têm uma importância crucial em regular o clima da Terra e que as correntes da superfície dos oceanos podem dispersar a poluição para grandes distâncias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário