Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

sexta-feira, 25 de março de 2011

Pesquisadores criam teste para comparar inteligência entre pessoas e animais

Getty Images
Getty Images

Teste deverá empregar o chamado método de condicionamento operante


Cientistas espanhóis dizem que é possível criar exame que vença barreira da linguagem

Pesquisadores espanhóis estão desenvolvendo um novo teste de inteligência que poderá ser feito por qualquer ser vivo. O objetivo é comparar a inteligência entre pessoas e animais.

O cientista José Hernandez-Orallo, da Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha, explica que é possível desenvolver um teste de inteligência universal que vença a barreira da linguagem.

Até agora, era difícil determinar a inteligência sem avaliações baseadas na linguagem, o que tornava impossível comparar a capacidade intelectual de um chimpanzé com a de um ser humano ou a de um computador com a de uma minhoca.

O teste deverá empregar o chamado método de condicionamento operante, no qual o sujeito precisa resolver um desafio por meio de tentativa e erro.

Por exemplo, se o teste fosse feito de cruzes e zeros, o indivíduo que o fizesse sem nunca tê-lo jogado antes, primeiro teria de descobrir que para vencer o jogo tem de colocar três cruzes ou três bolas em linha em uma grade de três por três, antes de jogar - teria de perceber qual a lógica do Jogo da Velha, mesmo sem conhecê-lo.

As respostas corretas poderiam ser recompensadas de um jeito apropriado para cada indivíduo testado: dinheiro para uma pessoa ou uma banana para um chimpanzé.

Participantes que se saiam bem nos testes podem passar para exames mais difíceis, enquanto que aqueles que se deem mal podem ser rebaixados para outro mais fácil, de acordo com os princípios da chamada teoria algorítmica da informação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário