Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

segunda-feira, 14 de março de 2011

Incêndio atinge reator 4 de Fukushima e radiação sobe no Japão

AFP

Ondas de fumaça tomam conta do porto de Tagajo, no Japão

Daisuke Tomita/The Yomiuri Shimbun/AP

Um homem é transportado com suspeita de contaminação na cidade de Nihonmatsu, próxima a usina de Fukushima. Até agora três casos de exposição a material radioativo foram confirmados pelo governo

Reuters

Um homem passa por montanhas de entulho em Minamisanrikucho, na Província de Myiagi, noroeste do Japão. Muitas cidades já veem o nível das águas abaixar e o governo já revogou os alertas de tsunami


Primeiro-ministro e pede à população que se proteja num raio de 30 km da usina nuclear

O nível de radiação subiu "consideravelmente" no complexo nuclear de Fukushima 1 por conta de um novo incêndio no reator 4, informou nesta segunda -feira (15, terça-feira no Japão) o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan.

Veja como encontrar amigos e familiares no Japão

Veja imagens da destruição

Veja vídeos da tragédia no Japão

Está no Japão ou tem familiares no país? Escreva para o R7

Com o discurso transmitido pela emissora NHK, o premiê diz que a radiação nuclear se espalhou a partir da explosão desse último reator e o nível de radioatividade “parece alto”. O incêndio foi controlado em torno das 3h desta terça, horário do Brasil, mas o risco de acidente nuclear não foi descartado.

- Ainda há um risco muito elevado de que vaze material radioativo.

Kan pede a retirada dos moradores de uma área que compreende um raio de 30 km ao redor da usina nuclear. Centenas de milhares de já saíram da região e o primeiro-ministro pede calma à população.

Ele disse ainda que os trabalhadores estão "colocando-se em uma situação muito perigosa" para tentar conter os problemas em Fukushima 1, que já teve problema em quatro reatores desde o último sábado (12).

O porta-voz do governo Yukio Edano confirmou o que parece ter sido uma explosão de hidrogênio no reator número 4 (como em unidades de 1, 2 e 3), e afirmou que o incidente nesse equipamento não era esperado. Eles continuam a injetar água do mar em todos os equipamentos para resfriá-los.

Questionado sobre a situação das pessoas que vivem mais longe, Edano disse que a "quantidade é mínima" de material radioativo que poderia se espalhar para essas áreas distantes.

- Nós queremos todos mantenham a calma. Podemos continuar com nossas vidas cotidianas.

Nível de radiação pode afetar saúde humana

Segundo o jornal britânico The Guardian, Yukio Edano afirmou que os níveis atuais de radiação em Fukushima pode afetar saúde humana.

- As leituras foram realizadas perto da área onde nós acreditamos que a libertação de substâncias radioativas está ocorrendo. Quanto mais longe você for, mais valores deve ir para baixo.

Ele pede que as pessoas permaneçam dentro de casa para que não sejam expostas a qualquer radiação que pode vir a caminho.

Nesta segunda-feira, o governo divulgou um novo balanço que aponta 2.414 mortos, 3.118 pessoas estão desaparecidas e 1.885 ficaram feridas, de acordo com a Agência Nacional de Polícia e Desastres de Emergência.

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) revisou a magnitude do terremoto de 8,9 para 9 graus na escala Richter. Com essa intensidade, o fenômeno se enquadra como o quarto maior do mundo desde 1900, e o maior já registrado em território japonês, desde que começaram as medições, há 130 anos.

Yakushi Kanno/AP

Uma coluna de fumaça negra ergue-se sobre um edifício em Odaiba, uma ilha
artificial erguida na região metropolitana da baía de Tóquio

Ministério da Defesa/AP

Hiromitsu Shinkawa acena para o resgate, após sobreviver dois dias flutuando em alto mar no telhado de sua própria casa. Ele disse que chegou a fugir do tsunami, mas voltou em casa "para recuperar algo"

Yamanaka Toru/AFP

No céu da cidade de Tegajo, é possível ver uma coluna densa de fumaça saindo do porto local, também atingido pelo terremoto e tsunami

Reuters

Combinação de imagens feitas por satélite mostra antes e depois da cidade de Sendai, no Japão, atingida por terremoto e tsunami na última sexta-feira (11)

FONTE: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário